Criação do músico e multi-instrumentista Jorge Queijo, Nelembe Ensemble começou com alguns ritmos de bateria gravados ao acaso e guardados num disco rígido. A partir deles, e em plena pandemia, Jorge Queijo construiu um conceito musical que ultrapassa fronteiras e estilos, abraçando afrobeat e highlife, sem esquecer o soul, o funk e o jazz em constante confronto. Para além da questão rítmica e sonora, com várias latitudes dentro, o afrobeat traduz-se num ADN comportamental revolucionário e combativo de luta pela liberdade e pela justiça social. As vocalizações do Professor John Ezekiel e os arranjos do saxofonista João Cabrita definiram o que a banda passou a chamar de dirty afrobeat - uma celebração musical onde a única regra é a ausência de regras, e onde reina a vontade de ser livre que só a música nos dá.
É este o ambiente sociocultural e estético que serve de inspiração / mote ao repertório que se tem vindo a criar pelo coletivo de artistas / músicos, liderado pelo baterista Jorge Queijo.
Ficha artística:
Bateria - Jorge Queijo
Baixo - Manuel dos Reis
Orgão e sintetizador - Sérgio Alves
Guitarra - Renato Monte
Tuba - João Barroso
Trombone - Daniel Lourenço
Saxofone Alto - João Mortágua
Saxofone Baritono - Por confirmar
Voz - Dr. John Ezekiel
Entrada livre.
Reservas no Centro Cultural de Paredes de Coura, no horário de atendimento ao público (quarta a domingo, das 14h00 às 18h00), presencialmente ou por telefone (251 780 124).