Conjugando duas tradições enraizadas na cultura musical, a erudita e a tradicional, De Bach a Paredes é um projecto que cria pontes. Através de ligações instrumentais, numa união de valores artísticos e musicais, este espectáculo apresenta um crossover de ideias e composições. Revisitando a música de Carlos Paredes e conferindo-lhe uma nova perspectiva, dinâmica mas leal às origens, o violinista André Gaio Pereira adaptou clássicos da guitarra portuguesa para violino solo. O resultado culminou em miniaturas de extremo virtuosismo e fantasia, onde ficam evidentes as semelhanças da natureza desta música com a de J. S. Bach. Não será acaso, certamente.
Carlos Paredes estudou violino enquanto jovem e foi um amante e admirador da música clássica, tendo sido fortemente influenciado por uma educação musical erudita e admirado o género toda a vida. Torna-se assim natural emparelhar o trabalho destes dois génios musicais: a Partita Nº3 para Violino de J.S Bach, uma obra fresca e jovem, representativa da seriedade e complexidade da tradição erudita, com as fantasiosas e profundas canções e danças de Carlos Paredes - música que valida o espírito de um povo e representa a qualidade máxima da tradição musical popular portuguesa.
Repertório:
Carlos Paredes
Dança dos Camponeses
Dança Palaciana
J. S. Bach
Partita No.3 in E major
Carlos Paredes
Divertimento
Canção de Alcipe
Movimento Perpétuo
Verdes Anos
António Marinheiro
Fantoche
Ficha artística: André Gaio Pereira - Violino
Entrada livre.
Reservas no Centro Cultural de Paredes de Coura, no horário de atendimento ao público (quarta a domingo, das 14h00 às 18h00), presencialmente ou por telefone (251 780 124).